Foto da notícia

Utensílios essenciais para qualquer cozinha

Alguns utensílios são indispensáveis para preparar até mesmo os pratos mais básicos. Outros facilitam e muito a tarefa, garantindo um resultado mais satisfatório, rápido e com o mínimo de desperdício. Confira oito itens que não podem faltar na cozinha.

Faca de chef
A escolha de um bom conjunto de facas é fundamental para não se atrapalhar na hora de cortar os alimentos. A faca de chef merece especial atenção por realizar diferentes tipo de cortes em vários tipos de comidas, como carnes, legumes e outros ingredientes menores e mais resistentes.

Descascador de legumes
Barato e fácil de encontrar, o descascador de legumes é indispensável na cozinha porque, além de poupar seu tempo, descasca alimentos sem desperdícios.

Tábua de corte
A tábua é o melhor local para cortar legumes, carnes e outros alimentos. Prefira as opções aderentes, que não escorregam, e fuja das tábuas de madeira – elas podem acumular microrganismos nocivos à saúde.

Espátula de silicone
Além de servir para mexer alimentos dentro da panela, a espátula de silicone é ideal para raspar recipientes, evitando o desperdício sem correr o risco de arranhá-los.

Mixer
Prático, portátil e fácil de limpar, o mixer é muito útil para fazer cremes, pastas, vitaminas de frutas e milkshakes, por exemplo.

Copo medidor
Acertar a quantidade dos ingredientes é um fator fundamental para ter sucesso nas receitas. Para facilitar o trabalho, procure os copos que mostrem quantidades em mililitros, xícaras e gramas, separados por tipo de alimento.

Liquidificador
Item básico na cozinha, o liquidificador servirá para o preparo de diversos pratos de forma fácil e rápida.

Escorredor de macarrão
As massas – sejam as mais elaboradas ou instantâneas – estão entre os pratos mais comuns para o dia a dia. Por isso, é importante ter à mão um escorredor para facilitar a retirada do excesso de água dos alimentos sem desperdício.