Foto da notícia

Utensílios para cozinha em madeira

Existe uma certa polêmica e dúvida quanto a higienização de utensílios de madeiras, já que os mesmos são verdadeiros criadouros de fungos e bactérias. Mas há quem diga, que tomando os devidos cuidados com a higienização, eles não são mais perigosos do que outros materiais utilizados na cozinha.

Confira abaixo algumas dicas que ajudam limpar e aumentar a vida útil dos utensílios de madeira:

-Lavá-los logo após seu uso, evitando que permaneçam sujos por um período de tempo muito grande.

-Reservar um lugar específico para guardar apenas os utensílios de madeira, evitando danificá-los ao entrar em contato com facas, garfos etc.

-Ao notar que a madeira dos utensílios está ressecada, aplicar um pouco de óleo mineral na madeira para hidratá-la.

-Evitar guardá-los em ambientes úmidos e escuros.

-Não deixar tábuas ou utensílio de madeira de molho. Pois eles podem absorver parte da água, o que resultará em um provável apodrecimento da madeira a longo prazo.

-Evitar utilizar a parte mais abrasiva da esponja na hora da limpeza, dando preferência para a parte mais macia, evitando danificar a madeira.

-Quando os utensílios estiverem com odor, aqueça uma quantidade de água e adicione 2% de água sanitária da quantidade total de água. Em seguida coloque a solução e todos os utensílios a serem desinfetados dentro de uma bacia, deixando-os ali por 15-20 minutos, depois enxágue e seque bem.

Fontes: http://www.dicasdemulher.com.br